quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE DA DBO

Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por decomposição microbiana aeróbia para uma forma inorgânica estável. 

Assista ao vídeo e entenda melhorDemanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)




DBO é normalmente considerada como a quantidade de oxigênio consumido durante um determinado período de tempo, numa temperatura de incubação específica. Um período de tempo de 5 dias numa temperatura de incubação de 20°C é frequentemente usado e referido como DBO5,20 sendo expresso em mg/L.



O método por incubação tem a função de reproduzir sob condições controladas em laboratório de estações de tratamento de efluentes o fenômeno da degradação biológica de
compostos que ocorre nas águas naturais.vídeo da análise de DBO (método 5 dias por incubação).


PROCEDIMENTO PARA DETERMINAÇÃO DA DBO
(Demanda Biológica de Oxigênio)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE DE COR DA ÁGUA



Cor da água é uma característica física devido a existência de substâncias dissolvidas, ou em estado coloidal, na maioria dos casos de natureza orgânica. Pode originar-se de minerais ou vegetações naturais, ou ainda de despejos industriais que incluem minas, refinarias, explosivos, papelarias, etc. (Figura 1).


Figura 1- Cor da água.
Fonte: Google imagens.

 A análise de cor pode ser definida de duas formas: 
  
COR APARENTE: é a cor presente em uma amostra de água, devido a presença de substâncias dissolvidas e substâncias em suspensão. (Análise sem filtrar a amostra). 

COR VERDADEIRA OU REAL: é a cor presente em uma amostra de água, devido à presença de substâncias dissolvidas. (Análise da amostra filtrada).  





PROCEDIMENTO PARA DETERMINAÇÃO DA COR DA ÁGUA

PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE DE TURBIDEZ




A Turbidez é uma propriedade física que se traduz na redução da sua transparência devido à presença de materiais em suspensão que interferem com a passagem da luz. É causada pela presença de materiais que não estão dissolvidos na água, cuja presença altera as suas propriedades ópticas. A turbidez pode assim ser causada por uma enorme variedade de matérias em suspensão, de origem orgânica ou inorgânica. (Figura 1).


Figura 1- Turbidez da água.
Fonte: Google imagens.


PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE DE TURBIDEZ

PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE DE PH

PH - Potencial de Hidrogênio 

 

O pH indica acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.  Pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o alaranjado de metila e o azul de bromofenol. Outro indicador de pH muito usado em laboratórios é o chamado papel de tornassol (papel de filtro impregnado com tornassol). Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul).
O pH também pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pHmetro) que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. O pHmetro é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH.

Assista ao vídeo e entenda melhor: Procedimento para análise de pH da água
 

PROCEDIMENTO PARA DETERMINAÇÃO DE pH