quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE DE PH

PH - Potencial de Hidrogênio 

 

O pH indica acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.  Pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o alaranjado de metila e o azul de bromofenol. Outro indicador de pH muito usado em laboratórios é o chamado papel de tornassol (papel de filtro impregnado com tornassol). Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul).
O pH também pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pHmetro) que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. O pHmetro é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH.

Assista ao vídeo e entenda melhor: Procedimento para análise de pH da água
 

PROCEDIMENTO PARA DETERMINAÇÃO DE pH 

Definição:

Parâmetro utilizado para indicação da qualidade de água e efluentes. É uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc). 

Materiais:
  1. Amostras: Água potável, superficial, subterrânea, mineral, reuso, efluente, esgoto.
  2. Reagentes: N. A.
  3. Vidrarias: béquer de 100 ml, recipiente coletor.
  4. Equipamentos: pHmetro de bancada.
Procedimentos:
  • Após coletar as amostras nos pontos determinados, transferir cada amostra para cada béquer de 100 ml respectivamente;
  • Com o aparelho pHmetro já ligado e no modo “stand by, fazer a limpeza do eletrodo com água destilada e secar com papel toalha macio e sem friccionar;
  • Emergir o eletrodo na amostra, no aparelho pHmetro, apertar a tecla “ret.”, selecionar a opção “pH”, apertar a teclaenter, esperar alguns instantes para a estabilização do líquido no eletrodo e efetuar a leitura no visor do aparelho;
  • A cada leitura fazer a limpeza do eletrodo com água destilada e secar com papel toalha macio e sem friccionar, caso o eletrodo esteja sujo com óleo, o mesmo pode ser limpo com álcool etílico;
  • Ao terminar a análise, apertar a tecla “ret.”, selecionar a opção “stand bye apertar a teclaenter”, fazer a limpeza do eletrodo com água destilada e secar com papel toalha macio e sem friccionar, caso o eletrodo esteja sujo com óleo, o mesmo pode ser limpo com álcool etílico;
  • O pHmetro fora de uso deve permanecer no modo “stand by, e o eletrodo deve ficar emergido na solução repouso de KCl 3 molar com o recipiente protetor no eletrodo.
Interpretação dos resultados:
  • Ler diretamente o resultado no visor do pHmetro.
Referência metodológica:

APHA (American Public Health Association) Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater.16th ed. Washington, DC: APHA, 1985.

BATALHA, B.H.L., PARLATORE, A. C. Controle da qualidade da água para o consumo humano; bases conceituais e operacionais. 1ª ed. São Paulo: Cetesb, 1977.

FUNASA. Manual de Saneamento. 3a.ed. rev. Brasília: Fundação Nacional da Saúde, Ministério da Saúde, 2006. 408 p

FUNASA. Manual Prático de Análise de Água. 4a.ed. Brasília: FUNASA, Ministério da Saúde, 2013. P 8-9/11-12/58.

Inscreva-se no canal e tenha acesso a diversos vídeos.
Inscrever-se

Um comentário: