domingo, 9 de setembro de 2018

DEMANDA QUÍMICA DE OXIGÊNIO (DQO)


Demanda Química de Oxigênio (DQO) é definida como medida da capacidade de consumo de oxigênio por oxidação química da matéria orgânica presente em uma amostra. (IGAM, 2008).

Assista ao vídeo e entenda melhorDemanda Química de Oxigênio (DQO)



Se tratando de Estação de Tratamento de Efluentes, a DQO é utilizada como um parâmetro para avaliar as condições e eficiência de uma estação, assim como caracterizar efluentes, por fim a DQO é utilizada como um padrão exigido pelo CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA para qualificar o efluente tratado.


Para determinar a DQO é necessário então realizar uma análise em laboratório que consiste na preparação do efluente com reagentes específicos e na digestão da amostra por um período de 2 horas a 148°Celsius.


Assista ao vídeo e entenda melhorProcedimento para análise de DQO


Em resumo a determinação da DQO é um parâmetro utilizado para indicação da qualidade de água e efluente, corresponde à quantidade de oxigênio consumido na oxidação química da matéria orgânica existente em uma amostra.

REFERÊNCIAS:


MINAS GERAIS. Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Glossário de termos: gestão de recursos hídricos e meio ambiente. Belo Horizonte: IGAM, 2008.

Inscreva-se no canal e tenha acesso a diversos vídeos.
Inscrever-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário