domingo, 23 de junho de 2019

CÁLCULO DA CARGA ORGÂNICA


A carga orgânica é definida como a quantidade de oxigênio necessária em relação a oxidação bioquímica da massa de matéria orgânica que é lançada ao corpo receptor, em unidade de tempo. Geralmente, é expressa em Kg DBO por dia.


Assista ao vídeo e entenda melhorComo fazer o cálculo da carga orgânica



PROCEDIMENTO PARA CÁLCULO 
DA CARGA ORGÂNICA


Para se calcular a idade do lodo, deve-se usar a seguinte expressão:

segunda-feira, 17 de junho de 2019

PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE DE SURFACTANTES

Os Surfactantes também chamados de tensoativos são feitos de moléculas na qual uma das metades é solúvel em água e a outra não. São substâncias que permitem conseguir ou manter a emulsão diminuindo a tensão superficial ou influenciando a superfície de contato entre dois líquidos. Os Tensoativos são constituídos por longas cadeias carbônicas (hidrofóbicas) com um grupo hidrofílico em uma de suas extremidades. Essa propriedade permite ao surfactanteinteragir tanto com substâncias polares (água) quanto com as apolares (sujeira).

Assista ao vídeo e entenda melhorProcedimento para análise de surfactantes



Quando utilizados na tecnologia doméstica são geralmente chamados de emulsionantes ou emulgentes, ou seja, substâncias que permitem conseguir ou manter a emulsão. Podem ser encontrados em produtos de limpeza como detergentes e sabões em pó e em diversos cosméticos, como sabonetes, cremes para tratamento de acne, produtos esfoliantes, sabonetes líquidos, condicionadores, produtos para limpeza facial, removedores de maquiagem, xampus, etc.

Os surfactantes são os principais constituintes de formulações de produtos de limpeza e higiene pessoal. Devido a esta extensa aplicação, diariamente são liberadas no ambiente consideráveis quantidades de surfactante, causando sérios problemas de poluição. Esses surfactantes são os causadores da espuma nos rios, afetam as propriedades físico-químicas e biológicas dos solos, e podem permanecer no meio ambiente durante um longo período.


PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE
DE SURFACTANTES

quinta-feira, 13 de junho de 2019

CÁLCULO DA IDADE DO LODO ATIVADO

A idade do lodo ( I L ) representa o tempo médio que uma partícula de lodo permanece no sistema, e pode ser estimada grosseiramente dividindo-se a quantidade de lodo (seco) contida no tanque de aeração pela quantidade diária de lodo (seco) retirada do sistema como lodo em excesso.

Assista ao vídeo e entenda melhorComo fazer o cálculo da idade do lodo - IL


PROCEDIMENTO PARA CÁLCULO 
DA IDADE DO LODO


Para se calcular a idade do lodo, deve-se usar a seguinte expressão:

domingo, 9 de junho de 2019

DOCUMENTÁRIO: COMO BALEIAS ALTERAM O CLIMA


As baleias são importantes para a manutenção do ecossistema marinho, que afeta diretamente o clima no planeta. O movimento desses gigantescos e magníficos animais indo das profundezas escuras dos oceanos até a superfície funciona como uma espécie de adubação dessa área. As baleias são nossas aliadas na luta contra o aquecimento global.


Acompanhe o vídeo: Como baleias alteram o clima e se surpreenda o quão poderoso são as forças da natureza.


COMO BALEIAS ALTERAM O CLIMA
As fezes das baleias não servem apenas de comida para outros organismos, mas também absorvem o carbono que os seres humanos lançam na atmosfera terrestre. O lançamento das fezes das baleias ajuda no crescimento de fitoplâncton, composto por plantas marinhas que ficam perto da superfície do oceano e que tiram CO2 da atmosfera por meio da fotossíntese. Com enormes demandas metabólicas, as baleias são “engenheiras” do ecossistema do oceano. Comem muitos peixes e invertebrados, são vítimas de outros predadores, como as baleias assassinas, e distribuem nutrientes pela água. Colaboram para a criação do fitoplâncton e, consequentemente, diminuem a quantidade de carbono na Terra. A conclusão é que, de fato, as baleias têm uma influência poderosa e positiva nos oceanos na batalha contra o aquecimento global.

Inscreva-se no canal e tenha acesso a diversos vídeos.
Inscrever-se

sábado, 1 de junho de 2019

DOCUMENTÁRIO: COMO LOBOS MUDAM OS RIOS

A reintrodução dos lobos no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos desencadeou toda uma reação em cadeia, onde não só os lobos retornaram, mas inúmeras outras espécies voltaram a habitar o parque. Mais que o reaparecimento de diversas espécies o próprio ambiente físico começou a mudar, como a mudança do curso de rios que passam pelo parque.


Acompanhe o vídeo: Como lobos mudam rios e se surpreenda o quão poderoso são as forças da natureza.

 

Este vídeo mostra como as espécies influenciam-se mutuamente, a alteração ou desaparecimento de uma espécie que seja pode causar todo um desequilíbrio em um ecossistema.

COMO LOBOS MUDAM OS RIOS

A cascata trófica é um processo ecológico que começa no topo da cadeia alimentar e desde toda a cadeia até à base. E o exemplo clássico é o que aconteceu no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos, quando os lobos foram reintroduzidos em 1995.