sábado, 25 de janeiro de 2020

PERIGOS DO PLÁSTICO: grande vilão para o meio ambiente

No início de junho de 2017, a ONU realizou a Conferência sobre os Oceanos com o objetivo de apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Saiba como foi e acompanhe o tema clicando no vídeo: Documentário - ONU: o plástico está cobrindo e destruindo nosso planeta



ONU: o plástico está cobrindo e destruindo nosso planeta


As principais qualidades do plástico são também os seus maiores defeitos, as pessoas costumam utilizá-lo porque o consideram prático e durável. Estas mesmas características, porém, o transformam em um grande vilão para o meio ambiente. Boa parte do plástico que é consumido é descartada logo após o uso e, na maioria das vezes, de forma incorreta, indo parar em aterros e oceanos.


Estima-se que o mundo produza mais de 300 milhões de toneladas de plástico todos os anos, e os estragos causados pelo mau uso desse material já podem ser percebidos. As aves e os animais marinhos são exemplos de espécies que sofrem bastante com tal situação. Ao confundirem plástico com comida, os animais ingerem resíduos desse material, indo muitas vezes a óbito.


Por isso, é fundamental que cada um faça a sua parte, como por exemplo: adotar a coleta seletiva, evitar o uso de sacolas plásticas, substituir produtos embalados em garrafas PET por latinhas, pois podem ser recicladas, e os vidros que possam ser retornados, etc... existem várias maneiras de contribuir. Com simples atitudes podemos ajudar a preservar o meio ambiente.

Inscreva-se no canal e tenha acesso a diversos vídeos.
Inscrever-se

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

SISTEMA SEPARADOR DE ÁGUA E ÓLEO


SAO - Sistema Separador Água e Óleo. São sistemas usados para receber efluentes e águas contaminadas com óleos e graxas de áreas de manutenção, lavagem de veículos, máquinas em oficinas mecânicas e através da utilização de um método físico, fazer a separação da água e do óleo.

Assista ao vídeo e entenda melhor: Sistema separador água e óleo



COMO FUNCIONA O SISTEMA SEPARADOR ÁGUA E ÓLEO?


O líquido contaminado é obrigado a passar pelo bloco. A água flui normalmente, mas o óleo é retido. Por ter a densidade menor que a da água, o óleo sobe para a superfície do sistema e posteriormente é recolhido por tubos coletores e levado a um depósito específico onde fica armazenadoO processo utiliza a diferença de densidade para separar o óleo da água. As águas oleosas são introduzidas no sistema e passam através de uma chicana de forma a orientar o fluxo e quebrar a energiaA seguir, o efluente passa por blocos de placas onduladas colocadas à 45º onde os óleos são interceptados de forma que as partículas separadas se aglutinam no topo das ondulações das placas e pelo efeito da inclinação, fluem para cima. Na superfície o óleo é removido por meio de um tubo coletor.
Por se tratar de um processo físico, não necessita monitoramento sistemático. Além disso, o sistema ocupa uma área muito menor, suas placas aumentam a superfície de separação em função da superposição de um número de planos dispostos um sobre o outro; eliminam fatores hidráulicos tais como: passagens diretas, turbulências e efeito do vento.


Referências:

Portal Tratamento de água. A Importância dos Separadores de Água e Óleo para o Meio Ambientehttps://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/a-importancia-dos-separadores-de-agua-e-oleo-para-o-meio-ambiente/. Acesso em: 15/01/2020.

Inscreva-se no canal e tenha acesso a diversos vídeos.
Inscrever-se

PROCESSO AERÓBIO x PROCESSO ANAERÓBIO

Os organismos aeróbicos em geral compreendem os seres que dependem do oxigênio para sobreviver. Já os organismos anaeróbicos são capazes de respirar sem a presença do oxigênio. Essas bactérias são utilizadas em sistemas de tratamento de efluentes, os dois métodos se baseiam no crescimento de microrganismos presentes no próprio esgoto para decompor a matéria orgânica.

Para qualquer ser vivo viver, tem que ocorrer uma série de processos para que eles sintetizem substância (como a Proteína) – é a nutrição - e para que obtenham energia ou ATP (respiração ou fermentação). Isto chamamos de Metabolismo. Então, metabolismo é o conjunto de reações bioquímicas que ocorrem dentro das células dos seres vivos. É na obtenção de ATP (energia) que está a diferença entre os dois tipos de Bactérias: Aeróbica e Anaeróbica.

Assista ao vídeo e entenda melhor: Processo Aeróbio x Processo Anaeróbio


QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AS BACTÉRIASAERÓBICAS E AS ANAERÓBICAS?